domingo, 31 de maio de 2009

Alfabetizar!!!!!!

Alfabetizar hoje não é só ler, contar e escrever, estamos em uma nova era onde, o mundo virtual nos traz grandes transformações e nestas mudanças encontramos a educação que enfrenta novos desafios apartir das novas tecnologias e com a ajuda destas ganhamos novos aliados em relação a alfabetização, hoje não basta a criança saber ler e escrever, mas também ,criar, questionar, saber interpretar, pensar. E atraves dos software e jogos desenvolvidos no computador a criança passa a desenvolver estas abilidades, seu pensamento passa a ser hipotético e dedutivo, ocorrem mudanças na hora da criança memorizar e classificar palavras e tudo isto faz com que a criança passe a liberar sua imaginação e despertar seu desejo pelo conhecimento!!!!!!!!!!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Escola e tecnologias andam juntas

"A tecnologia não revoluciona nada por si só. O uso que se faz dela é que vai mudar. “É a relação que estabelecemos com ela que faz dela e de nós seres que modificam a realidade. É a relação que estabelecemos com ela que faz dela e de nós seres que, juntos, introduzimos modificações nas práticas educativas. Revoluções não surgem de fora para dentro de qualquer sistema”.
A séculos existem escolas e as tecnologias só vem para ajudar e neste mundo digitalizado ainda exisem professores que continuam dando aula da mesma forma que seus avós tinham.Com tantas mudanças os professores tem "medo" ou receio de usar as tecnologias a seu favor, e mudar .

Existe um site com uma entrevista sobre tecnologias e Educação com o Professor Alberto Tornaghi achei muito interessante se alguém quiser ler o endereço é http://www.guiadascidadesdigitais.com.br








A tecnologia não revoluciona nada por si só depende de como vai ser usada,quem vai usa-las e como vai usa-la.

sábado, 2 de maio de 2009

Papel do professor frente as novas tecnologias!

Aqui algumas ideias de como agir frente as novas tecnomogias!!!
















(revista positivo,nº2, pag.53)

sexta-feira, 1 de maio de 2009

O professor assume o papel de mediador frente as novas tecnologias!!!

Que tal uma aula alfabetizadora com a ajuda de mesa interativa? É o sistema positivo de ensino que desenvolveu um computador feito para auxiliar no processo de alfabetização e latramento dos alunos. As escolas conveniadas a este sistema já começam a adquirir este novo suporte de ensino!
entre em www.positivoinformatica.com.br/slite/ed_mesas.htm ou em http://www.positivo.com.br/ e descubra este novo método de ensino.
(revista positivo)

alfabetizar hoje não é só ler escrever e contar.

Estamos na era digital, sendo que para as crianças a internete e suas ferramentas já são velhos conhecidos, por isso que a pedagogia hoje tem um papel fundamental na mediação da criança com este meio, mesmo que para inserir o tema no cotidiano da sala de aula ainda esteja longe, porque a atenção voltada para o assunto não é uma das preocupações de nossos governantes
Bom, se pensarmos que as crianças tem acesso a internete, mesmo sem saber ler ou escrever, portanto partimos do pressuposto que ela começa a aprender as letras e números a partir do contato natural e principamente pelas imagens que os ícones de acesso a rede representam, realizando assim a associação de letras as imagens que para ela estará disponível.
Encontrei um projeto muito legal, chama-se "Bila", é uma iniciativa criada pela comunidade de um bairro da periferia em fortaleza (CE) e que tem como objetivo despertar o interesse pela leitura através do computador, tem como público alvo crianças e jovens, mas já apresenta proposta para a alfabetização de adultos utilizando o mesmo método. A iniciativa já atinge 265 mil crianças e sua proposta utilizando a rede é a utilização dos seus espaços, as crianças montam projetos junto de seus professores, fazem a pesquisa colhetam material, utilizam jogos que vizam a alfabetização e a inclusão a esta nova cultura.
Assim como o projeto mencionado acima a metodologia da pedagogia de hoje já começa a modelar-se e a encontrar alternativas como o projeto "Bila" na alfabetização das crianças. E são iniciativas como esta que nos fazem refletir o nosso trabalho.l

(Mayra Ferreira, revista projetos educativos, pag. 20 )