segunda-feira, 27 de abril de 2009

o mundo digital

O mundo de hoje gira em torno das novas tecnologias, tecnologias que facilitam as nossas vidas, mas que também assustão.
As crianças com 8 , 9 anos de idade na terceira série usam a internete e computadores para fazerem suas pesquisas e não livros como faziamos antigamente. A tecnologia surge como um meio para auxiliar as pessoas em todas as areas e como não podia ser diferente na area da Educação também se faz presente, fazendo com que educadores tenham que se reciclar e correr para não ficar atras dos alunos.

terça-feira, 21 de abril de 2009

para refletir sobre a nossa metodologia

Na verdade este vídeo foi para nós um verdadeiro achado, porque nele confirmamos nossas certezas sobre os objetivos do nosso projeto, porque não basta o professor estar equipado com as novas tecnologias e não saber usálas para atender as reais necessidades dos alunos.
Foi a partir de questionamentos sobre como utilizar o computador e as suas ferramentas que compreendemos que o professor é peça fundamental nesta mudança, porque as crianças hoje já começam a compreender signos no nomputador e manusear antes mesmo de saberem ler e escrever. Por isso que o professor quando vence a barreira do primeiro contato e conhece seu funcionamento este vem a ter um novo aliado na prática do ensino, mas isto só acontece se este utilizar uma nova metodologia, ou seja, não se prender aos "seus velhos cadernos amarelados" mas transformar as aulas em locais de pesquisa, troca, busca, grítica, entrosamento e diversos fatores que tornam o ambiente de aprendizagem um lugar para a aprendizagem.
(Salum e Ramagnani: revieta positivo, pag: 53, junho de 2006)

sábado, 18 de abril de 2009

Vamos refletir!!

No video abaixo você pode ver que, nós educadores também precisamos mudar nossos métodos e nos prepararmos para acompanhar as Novas Tecnologias, principalmente se tratando de alfabetização, pois é um processo muito importante na vida do aluno e o educador precisa se concientizar e também mudar!!!!! Vamos lá começar é só querer!! Referencias: http://youtube.com/watch?V=IJY-nlho

" O papel do Educador não é propriamente falar ao Educando não é propriamente falar , sobre a sua visão e a dele. Sua tarefa não é falar, dissertar, mas problematizar a realidade concreta do educando, problematizando-se ao mesmo tempo" (Paulo Freire, 1983).

Reflita

" A definição de alfabetização não é estática senão histórica. Muda conforme as exigencias e usos sociais, e também quando mudam as tecnologias da escrita.
Estar alfabetizado neste inicio de seculo XXI exige muito mais que antes." ( Emilia Ferreiro)

Apartir destas reflexão, damos inicio ao nosso projeto.