Para que o ambiente que cerca a criança se torne efetivamente um instrumento alfabetizador, ela precisa estar preparada para percebê-lo e seu senso de observação e sua curiosidade precisam ser despertados. A criança precisa perceber que o valor social da escrita é a comunicação. A sala de aula deve servir para despertar os sentidos do aluno, transformando-se num local propício à aprendizagem. (Evitar poluição visual, que também cansa.) o professor deve perceber a diferença entre rotina de trabalho e horário de aulas. A ROTINA DEVE ATENDER À NECESSIDADE E AO INTERESSE DA CLASSE, SENDO, PORTANTO, MUTÁVEL E PASSÍVEL DE ALTERAÇÃO, mas os alunos sempre devem tomar conhecimento das alterações e dos motivos que as determinaram. No entanto, algumas atividades precisam ser executadas em dias e horários específicos, como na Sala de Leitura e ai podemos usar o DVD, o laboratório de informática, o rádio usando músicas que façam com que a criança aprenda e se divirta
este é um trecho de escrito por Maria de fátima Russo e Maria inês Aguiar acrescentei alguma coisa mas o texto é muito interessante se quizeren dar uma olha está dispinível no sitewww.centrorefeducacional.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário